6G Celicas Forums

Welcome Guest ( Log In | Register )

> FAVOR
post Apr 7, 2003 - 5:14 AM
+Quote Post
0Re0



Enthusiast
****
Joined Nov 13, '02
From Hawaii
Currently Offline

Reputation: 0 (0%)




Can someone translate this for me...Im curious of what it says
http://www.turbocar.com.br/reportagens/Cel...lica/celica.htm

Este não é um carro que os preparadores preparam com freqüência.

O motor original, um 2.2 litros 16 válvulas, proporciona modestos 135 hps.


A decisão então foi a colocação de um kit Turbo.

Este modelo 1994 então passou a ser o projeto de seu dono que queria algo mais do que um carro comum. A idéia era ter um carro para ser dirigido diariamente, mas com um potencial para ver as pistas ocasionalmente.


Em 1997 começou o projeto. Molas Intrax, abaixaram o carro cerca de 4 cm, e é claro as rodas aro 17 (Konig Villan) com pneus Toyo 215/40 tambem foram utilizados.


Então foi a hora do motor. A decisão foi de usar um kit da Toyomoto, Miami FL, que possuía tudo para este motor.


A instalação inicial, foi simples; coletor, turbina, saída de escapamento... Inicialmente não foi colocado o intercooler.


Somente com este kit, a melhora já foi significativa, baixando o tempo original nos 400 metros de 16.9 segundos para 15.1 segundos a 150.4 km/h.


Isso sacrificou muito a embreagem original, que já teve que ser substituída 2 vezes.


Aí foi a hora do sistema de combustível ser melhorado. Outra bomba de combustível de Toyota Supra foi colocada bem como 2 bicos injetores suplementares. Também foi instalado um Turbo Timer para aumentar a vida da Turbina e um intercooler.

O escapamento original estava limitando a pressão do Turbo em 10 psi, então um escapamento todo em 3 polegadas foi feito.

Com a mudança do escapamento a pressão passou a subir para 20 psi rapidamente. Uma válvula de alívio HKS, bem como um controlador de pressão ( de dentro do carro ) foram instalados.

A taxa de compressão também teve que ser abaixada para permitir a maior pressão do Turbo. Uma junta de metal de 2 mm foi usada.


Com essas modificações o carro passou a fazer 13.2 segundos nos 400 metros com a velocidade de 174 km/h. Isto sem diferencial blocante.


A embreagem foi reforçada e o volante do motor aliviado.

Então foi a hora de uma turbina maior e a pressão regulada para 19 psi. Isto valeu o tempo de 12.50 segundos.


Com isso o objetivo foi atingido. Um carro que pode ser dirigido diariamente, econômico, e que bem gerenciado fornece 19 psi (1.3 kg) para os fins de semana. Belo projeto.




--------------------
=(

Posts in this topic
- 0Re0   FAVOR   Apr 7, 2003 - 5:14 AM
- - Tenchi   Ah Portugese, very similar to spanish. I'll t...   Apr 7, 2003 - 8:30 AM
- - 0Re0   Thanks   Apr 7, 2003 - 8:33 AM
- - rlan214   gracias but u can always use altavista   Apr 7, 2003 - 9:23 AM


Reply to this topicStart new topic
1 User(s) are reading this topic (1 Guests and 0 Anonymous Users)
0 Members:

 



Lo-Fi Version Time is now: July 12th, 2025 - 4:38 PM